O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza durante os dias 26, 27 e 28 deste mês, em Cruzeiro do Sul, atendimentos voltados à pessoa com deficiência intelectual, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa, que é coordenada pela Diretoria de Redes da Sesacre, tem o objetivo de fortalecer a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência na região e conta com a parceria da Prefeitura municipal e do Departamento de Atenção Ambulatorial Especializado e Hospitalar do Estado.
“Esses serviços têm sido de grande relevância ao acreano. Os assistidos mostram gratidão por todo o trabalho, que é coordenado pela titular da pasta, Paula Mariano”, enfatizou a coordenadora regional da Sesacre, Catiana Rodrigues, ao falar dos atendimentos.
A equipe multidisciplinar que foi enviada ao município conta com pediatra, neuropediatra, geneticista especialista em saúde da família, neuropsicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, enfermeiro e assistente social. A meta é prestar uma média de 732 assistências.
População agradece
Renato da Silva França foi diagnosticado com autismo quando tinha um aninho de idade. Agora, quatro anos depois, sua mãe Dinalva Souza de França o trouxe ao mutirão de atendimentos do Saúde Itinerante Especializado para efetuar a segunda consulta com um neuropediatra. “É um momento muito importante porque moramos numa região de pouco acesso a benefícios. Quando vejo meu menino sendo atendido bem pertinho de casa, penso que se trata de uma grande vitória para todos nós”, celebrou.
Andreina da Silva Muniz veio de Mâncio Lima para consultar a filha, Aila Manuela Oliveira, no Saúde Itinerante Especializado. Foram 38 km percorridos até Cruzeiro do Sul para receber diagnóstico de um geneticista para a filha autista. “Eu não teria condições de viajar para tratar a minha filha. Eu agradeço a Deus por mandar essas pessoas aqui”, destacou.
Lançamento dos atendimentos no Juruá
O mutirão de atendimentos é realizado na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada na Avenida Lauro Muller, no Bairro Formoso. No ato de lançamento da edição, também estiveram presentes a primeira-dama de Cruzeiro do Sul, Lurdinha Lima; a promotora de Justiça, Manuela Canuto; Domisy Vieira, coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa Com Deficiência; a chefe do Departamento de Atenção Ambulatorial Especializado e Hospitalar, Janaína Negreiros; Peter Rogers Nogueira, presidente da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo em Cruzeiro do Sul; e outros membros de pastas e autarquias do governo.
Domisy Vieira lembra que os atendimentos são resultados de uma série de ações executadas pela Sesacre, desde 2021, para fortalecer a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência no Juruá. “O Estado está aqui para garantir maior acesso à Saúde para a população, pois esse projeto pretende percorrer os municípios”, pontuou a coordenadora.
Lurdinha Lima reforçou o apoio do município à política inovadora do Estado. “Parabenizamos o governo pela relevância dessa ação. Trata-se de uma parceria primordial, pois estamos orgulhosos em fazer parte deste projeto, que vai melhorar a vida de tantos cruzeirenses. Essa é uma causa muito justa e o apoio às crianças autistas e seus familiares está vindo”, ratificou a primeira-dama.
O que disseram
“Esse projeto nasceu de um clamor que emanava dos municípios e entendemos que é o início de um trabalho que será aprimorado. O nosso desejo é que seja um benefício permanente. Para isso, nos esforçamos e o resultado disso está aqui: temos o que há de melhor no Estado envolvido neste projeto”, Janaína Negreiros, chefe do Departamento de Atenção Ambulatorial.
“É um momento ímpar e único. A educação do Estado também abraça essa causa”, Meyricler Aglair Padilha, representante da Secretaria de Educação.
“Hoje estamos realizando um sonho. O diagnóstico ainda é um grande desafio para pessoas com autismo na região. É uma conquista imensurável”, Peter Rogers Nogueira, presidente da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo de Cruzeiro do Sul.
“As ações em prol da pessoa com deficiência tem que ser uma causa de todos. Parabenizo o governo do Estado pela iniciativa”, Carem Lima, diretora da Apae.