Os amantes da boa culinária aliada a um lugar que respira história terão uma excelente opção para degustar saborosas receitas. O Festival Gastronômico de Mercado – Cultura e Arte realiza mais uma edição, de 15 a 19 deste mês, a partir das 19 horas, nos mercados Novo Velho e dos Colonos.
Idealizada pela primeira-dama, Marlúcia Cândida, em sua segunda edição, a proposta é oferecer pratos natalinos bem elaborados para degustação. Para criarem todo o cardápio, os permissionários participam de uma oficina com chefs do Senac-Acre. O evento faz parte das ações da Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre.
“A ideia é promover a gastronomia elaborada nos mercados e valorizar o espaço turístico da cidade com sua história gastronômica. O treinamento dos profissionais é para que se possa repaginar e mostrar uma nova maneira de apresentar os pratos, que nesta edição trazem o sabor das receitas de Natal”, explica Marlúcia Cândida.
Mercados, histórias e sabores
Os mercados são espaços intensos de socialização e vivência. Ao visitá-los, as pessoas se envolvem de sabores, cheiros, histórias e modo de vida e trabalho dos que ocupam esses espaços.
Dona Janete da Silva Alves, 60 anos, é uma das profissionais que participa do treinamento com os chefs do Senac-Acre para aprimorar as receitas que oferecerá durante o festival.
“Participar mais uma vez do festival é um prazer. Além do aprendizado, também aumentamos a nossa renda e conhecemos pessoas”, comenta.
São 28 anos de atuação no Mercado Velho, o que proporciona experiência no atendimento aos visitantes. Na “Pensão da Janete”, o público se encanta com as delícias regionais apresentadas. “Recebo peruanos, bolivianos, políticos, trabalhadores, e todo mundo aprecia os nossos pratos. Com o festival, divulgamos a nossa cultura”, disse.
O festival contará também com diversas atrações culturais. Ou seja: além de saborear receitas de qualidade, o visitante poderá apreciar apresentações musicais e artísticas, artesanato e exposições de produtos natalinos.
A realização é do governo do Estado, por meio do gabinete da primeira-dama, Fundação Elias Mansour (FEM), Secretaria de Estado de Turismo (Setul) e Instituto Dom Moacir (IDM), além do Sebrae e Senac-Acre. O apoio é do Araújo, Miragina, Grupo Star, Dom Porquito, Takigawa, Holiday Inn Express, Peixes da Amazônia, Inforgraff e Frango Aves.