Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo realiza seminário para avaliar resultados da política de baixa emissão de carbono – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Governo realiza seminário para avaliar resultados da política de baixa emissão de carbono

O governo do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), realiza na próxima segunda e terça-feira, 17 e 18, o Seminário de Avaliação de Resultados do Programa REDD Early Movers (REM) no Acre.

Desde 2012, o programa assegura pagamentos, na modalidade compensação, aos produtores e comunidades que contribuem para os bons resultados das políticas ambientais e a redução do desmatamento.

Sisa incentiva ações que agregam o desenvolvimento aliado a preservação do meio ambiente (Foto: Angela Peres/Secom)

Os benefícios chegam por meio de iniciativas públicas. Investimentos em mecanização, assistência técnica e outros meios de incentivo à produção nessas localidades. As ações são desenvolvidas com o apoio do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW.

“O seminário é o momento em que o Acre apresenta os resultados alcançados a partir dessa política de incentivo e compensação. Serão várias palestras e painéis de discussões. Beneficiários indígenas, comunitários das reservas extrativistas e das florestas estaduais estarão presentes no evento”, lembra Magaly Medeiros, diretora-presidente do IMC.

Palestras e Painéis

Atores de diferentes segmentos ligados à causa ambiental, inclusive de outros países, estarão no estado referência em gestão dos recursos naturais.

Com o seminário, o Acre finaliza a primeira fase do programa, que tem como principal objetivo avaliar os impactos e as lições aprendidas.

No primeiro dia, temas como os Desafios e Oportunidades do REDD, Implementação do REM e o Desafio da Redução das Emissões de Carbono no Acre serão tratados pelos palestrantes.

Na oportunidade, o governador Tião Viana apresenta os resultados alcançados com o modelo implantado no estado.

No último dia do evento a Repartição dos Benefícios nas áreas extrativista, de produção familiar e dos povos indígenas toma conta dos debates. Além disso, a Governança e Salvaguardas Ambientais serão apresentadas.

Produtores rurais, extrativistas e indígenas recebem os benefícios de compensação (Foto: Arison Jardim/Secom)

O Sisa

O modelo de desenvolvimento do governo do Acre, implantado por meio do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), tem contribuído para a redução nas emissões de gases de efeito estufa.

O Sisa é um conjunto de princípios, diretrizes, instituições e instrumentos capazes de proporcionar uma adequada estrutura para o desenvolvimento de um setor econômico inovador: a valorização e a preservação do meio ambiente com incentivo a serviços ecossistêmicos.

O sistema tem como referência um processo histórico e cultural de longa data, com características únicas e a possibilidade de incentivos a serviços ambientais nas mais diversas formas.

REM E REDD

REM é um programa piloto que remunera e premia o esforço de mitigação das mudanças climáticas de pioneiros do REDD (Early Movers).

O REM incentiva essas ações visando resultados na cooperação para o desenvolvimento, com uma clara distribuição de benefícios.

O programa fomenta o desenvolvimento sustentável em benefício de agricultores, comunidades indígenas e extrativistas.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464