Com o objetivo de fortalecer o atendimento aos municípios, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), reforça as parcerias com as prefeituras para melhorar serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no interior estado. Em atendimento à solicitação do governador Gladson Cameli, nesta sexta-feira, 15, a presidente do Depasa, Waleska Dessotti, foi ao município de Plácido de Castro, onde encaminhou soluções às demandas apresentadas pelo prefeito Camilo da Silva. A agenda contou com a presença do prefeito Camilo Silva, do secretário municipal de Obras, Marcos Pinho, e do vereador Francimar Rodrigues, o Mazinho.
O trabalho começou com a desobstrução da rede coletora de esgoto e vistoria à rede de distribuição de água do município. “Viemos pessoalmente avaliar o problema no local, para atender da melhor forma”, informou a presidente do Depasa, Waleska Dessotti.
Recém-empossado, o prefeito Camilo da Silva trabalha para eliminar problemas na rede de esgotamento, sistema de coleta de lixo e drenagem de aguas pluviais. “Quero agradecer o governador Gladson Cameli, que me encaminhou até dona Waleska que, de pronto, se colocou à disposição para resolver nosso problemas”, disse o prefeito ao agradecer a disponibilidade da gestão estadual em atender o município.
“Fico muito feliz com essa parceria. Agradeço imensamente ao governador Gladson Cameli, que vem trazendo solução para os problemas que mais incomodam nossa gente”, enfatizou o prefeito.
Atualmente, o sistema de saneamento básico de Plácido de Castro conta com rede coletora de esgoto, estação de tratamento de água e rede de distribuição que atende cerca de 1,8 mil usuários cadastrados no Depasa do município.
Obras no interior
Além de reforçar o trabalho para garantir a manutenção aos sistemas já existentes nos municípios, o governo do Acre, com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Banco Mundial, investe na ampliação e reforma do sistema de abastecimento de água no interior do estado.
Em Brasileia, o convênio com a Funasa viabilizou melhorias do sistema de captação, reserva, tratamento e distribuição. Ainda no município, com recursos próprios, o governo realiza a recuperação da estrutura física da ETA, laboratório, casa de química, casa de cloração e depósitos. Em Assis Brasil, a estação de tratamento de água recebe melhorias. A obra de reforma será concluída neste mês de janeiro. Na região de Porto Acre, o sistema da Vila do V também passou por reforma. Os investimentos permitiram aumentar a produção e melhorar a qualidade da água distribuída nos municípios.