O Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco recebeu nesta quarta-feira, 3, nova classificação quanto à complexidade tecnológica do estabelecimento para realização de procedimentos de transplantes e processos de doação de órgãos.
Publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 4, a portaria nº 1.373 concede classificação “C” à unidade. Com isso, o HC passa a receber 40% de repasse do Ministério da Saúde (MS), para a realização de procedimentos de transplantes de órgãos. Até então, a unidade era classificada como nível “B”, recebendo incremento financeiro de 30%.
A classificação é feita de acordo com a portaria 845, de 2012, que estabelece estratégia de qualificação e ampliação do acesso aos transplantes de órgãos sólidos e de medula óssea, com a finalidade de manutenção e melhoria dos serviços de transplantes e da doação de órgãos.
Somente em 2014, sete transplantes de rim e quatro de fígado ocorreram no Acre. Desde a implantação, em 2006, da Central Estadual de Transplantes do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, já foram realizados 131 transplantes de córnea, 59 de rins e quatro de fígado. Para outros Estados foram enviados seis rins, quatro fígados e seis córneas.
Em novembro pela primeira vez foram realizados os transplantes de um fígado e dois rins, simultaneamente no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, com doador do próprio estado. Os órgãos de um único doador salvaram três vidas.