O Hemocardio Rio Branco completou este mês cinco mil procedimentos realizados. A clínica especializada em cardiologia foi inaugurada em 2011 e desde então trabalha para o Serviço Único de Saúde (SUS). O serviço especializado em cateterismo zerou a fila de espera do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) por alguns exames e procedimentos do coração, como angioplastia e diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no mundo. Alimentação desregrada, causas genéticas e hábitos não saudáveis têm contribuído para o aumento do número de pacientes.
As pessoas com suspeita de infarto recebem o atendimento primário no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, onde o governo instalou a Unidade de Dor Toráxica, que mantém um médico cardiologista de plantão 24 horas por dia. Após o diagnóstico profissional o paciente é encaminhado ao Hemocardio para realização de exames ou procedimentos mais complexos.
“O Hemocardio funciona em regime de plantão. Quando o médico identifica alguma anormalidade no quadro do paciente ele é encaminhado imediatamente para a unidade referência. Nesses casos os procedimentos são realizados em no máximo uma hora”, afirmou a médica cardiologista Rejane Holanda, coordenadora do Hemocardio.
Além do serviço emergencial no Hemocardio e no Huerb, o governo também oferece atendimento ambulatorial. Disponível no Hospital das Clínicas as consultas são realizados regularmente conforme agendamento prévio nas Unidades Referência em Atenção Primária (URAP’s) e centros de saúde.
Na última semana o Hemocardio realizou cirurgias de alta complexidade em recém-nascidos com problemas cardíacos. Um desses bebês veio de Sena Madureira com diagnóstico de cardiopatia pulmonar. A criança permanece na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora, sob cuidados médicos, e responde bem ao tratamento.
O secretário de Saúde do Acre destaca a dedicação dos mais de 30 profissionais do Hemocardio e o empenho do Estado em proporcionar um serviço de qualidade para a população. “Hoje todos os exames e vários procedimentos de cardiologia são realizados em um só lugar. Isso é mais segurança e comodidade para os pacientes. Uma prova do compromisso do nosso governo com a saúde pública”, afirmou Gemil de Abreu Júnior.