Administrar medicamentos e acompanhar o quadro geral dos pacientes internados são algumas das funções dos profissionais de enfermagem, cuja rotina no ambiente hospitalar é permeada de responsabilidades. Motivado por isso, o Hospital do Idoso, que faz parte do complexo da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio da Gerência de Enfermagem, promoveu nesta quarta-feira, 23, uma capacitação com ênfase nos equipamentos e aparelhos que são utilizados na prática assistencial.
A capacitação destacou a função dos itens da rotina hospitalar, como o carrinho de emergência, o ambu (bolsa-válvula-máscara), as cânulas orofaríngeas, o DEA (Desfibrilador Externo Automático) e a massagem cardíaca, pois os cuidados assistenciais com os pacientes passam pelo uso adequado e a atenção direcionada aos protocolos do serviço no interior das enfermarias.
Este treinamento tem como intuito beneficiar os pacientes, “já que o núcleo hospitalar está sujeito a intercorrências, tais como a parada cardiorrespiratória. Desse modo, a capacitação auxilia na tomada de decisões mediante as emergências, de maneira que o paciente tenha a recuperação dos sinais vitais”, explicou o ministrante da ação, o enfermeiro José Soares.
A programação contou com videoaulas exclusivas, que foram compartilhadas na enfermaria A, e, em sequência, na enfermaria B. O treinamento foi ministrado em 3 dias e será encerrado nesta sexta-feira.
“O Hospital se preocupa com a assistência ao paciente, sobretudo no que concerne ao público idoso, que precisa de atenção especializada. Neste sentido, nós buscamos uma linha de cuidado permanente, tendo como objetivo qualificar os profissionais de enfermagem para o exercício de sua função”, afirmou a gerente do Hospital do Idoso, Sneyla Silva dos Santos.