Equipes da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) iniciaram no último dia 12 a primeira etapa de cadastramento de hotéis e treinamento de seus funcionários para operar o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos). A ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Turismo pretende criar um banco de dados com informações pessoais, entrada, saída e atividades profissionais dos hóspedes em todo o país.
Todos os hotéis das cidades de Cruzeiro do Sul, Manoel Urbano, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó foram visitados. A Setul pretende cadastrar e implantar o SNRHos nos 74 hotéis do Acre até o fim do mês de julho. Nas cidades onde ainda existe dificuldade para o acesso à internet, os hotéis deverão contar com a versão offline do sistema.
A nova ferramenta de gestão deve substituir as fichas de registro manuais, que ainda são utilizadas em algumas cidades acreanas. Rachel Moreira, titular da Setul, disse que a secretaria está empenhada na implantação do SNRHos e que os antigos formulários deverão desaparecer dos balcões. “Trata-se de um processo gradual. A tecnologia nos permitirá adotar novos processos e procedimentos de registro. Devemos concluir os cadastros em pouco tempo”, disse.