A Secretaria Adjunta de Humanização da Gestão Pública/SGA, por meio da equipe de Qualidade de Vida, apresentou nesta quinta-feira, 3, os resultados da avaliação física dos servidores do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), em Rio Branco. A ação faz parte do projeto Servidor em Movimento, que foi implantado desde 2011 e conta com participação de mais de trinta secretarias.
O objetivo é acompanhar as condições físicas dos participantes e incentivar a prática de exercícios. “Estaremos mostrando as variações e limitações, atribuídas ao estado de saúde e aos hábitos de vida de cada pessoa”, conclui Eliana Alves, educadora física.
Na fase de avaliação, foram consultados mais de mil servidores. Os exames realizados foram: Testes de flexibilidade, Índice de Cintura e Quadril (ICQ), Índice de Massa Corpórea (IMC), Volume de Oxigênio Máximo (VO2max.) e aferição de pressão arterial.
Tábata Joerque, servidora do Iteracre, disse que só pratica atividades físicas no trabalho. “Faço ginástica laboral, oferecida pela humanização duas vezes por semana, e me sinto mais disposta durante o dia”.
Segundo a secretária Adjunta de Humanização, Francis Mary Lima, o projeto serviu de parâmetro para outros órgãos do Estado, que também estão oferecendo atividades para promoção de saúde e qualidade de vida dos servidores. “Sabemos que é o início, mas a semente já está plantada e dando frutos”, ressalta.