A Secretaria Adjunta de Humanização/SGA encerrou nesta quarta-feira, 17, na UPA Tucumã, mais uma edição do projeto Arte Cura. O projeto visa promover, por meio da arte e da sensibilização, atividades que contribuam para a qualidade de vida dentro do ambiente hospitalar entre pacientes, acompanhantes e equipe médica.
A rádio, além de um mecanismo para quebrar barreiras, também faz o paciente interagir com o passado e as lembranças e, com isso, proporciona a troca de experiências. Tudo isso torna o ambiente mais agradável, com histórias e conversas sobre a trajetória de vida dos pacientes, muitas vezes exteriorizadas por meio de músicas, desenhos e outros.
“O projeto vem para dentro do convívio hospitalar trazendo o lúdico, melhorando o convívio de quem trabalha e de quem está apenas de passagem. As atividades lúdicas aparecem como importante estratégia, propiciando um ambiente menos traumatizante e mais humanizado”, afirma a secretária de Humanização, Francis Mary Lima.
Durante esses meses de intenso trabalho na unidade, a Humanização também promoveu um leque de oficinas e palestras para os servidores. O objetivo das oficinas é deixar o legado de atividades lúdicas realizadas no ambiente da unidade.
A diretora-geral da UPA Tucumã, Rossana de Oliveira, agradeceu a presença da equipe durantes mais de três meses. “É uma alegria que nos traz esperança e ânimo para os momentos de dificuldade. Gostaria de enfatizar as oficinas que foram ministradas para os servidores, promovendo um momento harmonioso”.
O Projeto Arte Cura encerrou sua 5ª edição e já esteve presente no Hospital do Câncer, Instituto de Nefrologia do Hospital das Clínicas do Acre, Hospital do Idoso e Hospital da Criança.