Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Humanizar: uma forma de estreitar relações entre servidores e a população – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Valorizando o servidor

Humanizar: uma forma de estreitar relações entre servidores e a população

O governo do Estado criou em 2011 a Humanização da Gestão Pública, administrada pela Secretaria da Gestão Administrativa (SGA), com o propósito de promover a humanização nas repartições públicas estaduais por meio de ações que melhorem a qualidade da atenção aos servidores e usuários.

A criação da diretoria veio de acordo com o plano de governo da administração pública, que apresentava problemas como gestão centralizada, mau atendimento ao público e falta de interação entre os órgãos. Entre as causas que apontavam para essa situação, havia a desmotivação por parte dos servidores e a ausência de uma cultura de serviço público.

“Em dezembro de 2017, por meio da lei nº 3.356, foi instituída a política estadual de humanização da gestão pública, que estabelece atividades para o fortalecimento da gestão humanizada em conjunto com ações articuladas e em parceria com instituições governamentais e não governamentais organizadas em subprojetos”, disse a gestora da SGA Sawana Carvalho.

Segundo a diretora de Humanização, Elineide Meireles, o principal desafio do trabalho é promover a cidadania, a integração, a sensibilização e a motivação dos gestores, servidores e usuários, com foco em um serviço público de qualidade.

“Em Rio Branco, desde sua criação, a diretoria vem realizando um trabalho de sensibilização junto aos servidores, por meio da arte e do estímulo a práticas que melhorem a qualidade de vida, principalmente da articulação, capacitação e discussão de ideias visando a consolidação da Política Estadual de Humanização da Gestão Pública”, declarou Elineide.

Ela acrescenta ainda que a Diretoria de Humanização é dividida em quatro eixos: Departamento de Qualidade de Vida, Sensibilização e Arte na Gestão, Articulação de Ações em Humanização e Divisão de Gabinete.

A Rede de Humanização é composta por representantes da várias instituições ((Foto: Denis Pedroza/SGA))

Trabalhando com vários parcerios

A Rede de Humanização é composta por representantes da várias instituições ou órgãos da administração pública e foi criada como uma estratégia para envolver todas as áreas do governo na formulação e sistematização da política estadual de humanização.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Articulação de Ações de Humanização, Aldenice Pereira, um dos principais objetivos da Rede de Humanização é estimular as secretarias e órgãos a planejar ações que melhorem as relações entre os diversos segmentos da sociedade.

“O propósito é promover a socialização e a integração, instigando a realização de atividades que reflitam positivamente no atendimento ao cidadão”, enfatizou Aldenice.

Servidor é o foco

Elineide Meireles explana que a Rede de Humanização tem sido estrategicamente utilizada para a construção do Plano Estadual de Humanização de forma participativa e transversal, com a cooperação de representantes da maioria dos órgãos do governo. “Já realizamos dois workshops em humanização da gestão pública, o que resultou na elaboração de um diário de bordo contendo uma grande teia de ideias que se pretende utilizar para elaborar esse Plano Estadual.

Foi realizada, ainda, a primeira Pesquisa de Clima Organizacional no Estado, uma ferramenta de coleta de dados relacionados aos valores, atitudes e padrões de comportamento (formais e informais) existentes em uma organização e que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a própria organização.

O resultado dessa pesquisa foi o principal referencial para a construção do planejamento das atividades a serem desenvolvidas em 2013 pela Diretoria de Humanização, como também está servindo como norte para os órgãos que dela participaram.

Um dos marcos da Diretoria de Humanização foi à implantação do Projeto Artehumanizar (Foto: Denis Pedroza/SGA)

Descobrindo talentos

Um dos marcos da Diretoria de Humanização foi à implantação do Projeto Artehumanizar, que consiste em um conjunto de projetos e ações que utiliza a arte como ferramenta de sensibilização para aproximar as pessoas, possibilitar transformações de vínculos já instituídos, reforçar o sentimento de pertencimento e revalorizar o trabalho, melhorando os ambientes.

Entre as diretrizes do Artehumanizar, encontram-se os projetos Banco de Talentos, Artecura, Rádio Humanizar, Cine Servidor e Oficina de Sensibilização, pois todos eles potencializam posturas inovadoras e criativas no processo de fortalecimento da humanização na gestão pública.

Apdidão física ajuda no trabalho do dia a dia

Outro projeto desenvolvido pela Humanização chama-se Servidor em Movimento, que promove a melhoria da qualidade de vida e saúde do trabalhador. Esse projeto incentiva os cuidados com a saúde física e emocional por meio de campanhas, palestras e prática de atividades físicas.

Entre as ações desenvolvidas pelo Servidor em Movimento, destaque para a Ginástica Laboral, Postura Saudável/Massagem Relaxante e Alongamento Funcional. Além dos projetos e ações já mencionados, a Diretoria de Humanização, desde 2011, tem articulado junto a vários outros órgãos as comemorações relacionadas à Semana do Servidor, todos os anos em outubro.

Neste mês, o servidor público terá uma semana repleta de atividades, como Sarau do Servidor, Campeonato Inter-Secretarias, Corrida do Servidor, Baile do Servidor, City Tour, Passeio ao Seringal Cachoeira, Oficinas e palestras.

Entre as ações desenvolvidas pelo Servidor em Movimento, destaque para a Ginástica Laboral, Postura Saudável/Massagem Relaxante e Alongamento Funcional (Foto: Malyrem Dayane/Arquivo Pessoal)

Números

A diretoria de Humanização desenvolve seus trabalhos em 27 órgãos, 16 unidades e 14 setores.

Em 2017, foram feitos mais de 48 mil atendimentos que vão desde a ginástica laboral, acolhimentos psicológicos, nutricional, exames testes rápidos, vacinações, palestras e oficinas.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464