O governo do Estado criou em 2011 a Humanização da Gestão Pública, administrada pela Secretaria da Gestão Administrativa (SGA), com o propósito de promover a humanização nas repartições públicas estaduais por meio de ações que melhorem a qualidade da atenção aos servidores e usuários.
A criação da diretoria veio de acordo com o plano de governo da administração pública, que apresentava problemas como gestão centralizada, mau atendimento ao público e falta de interação entre os órgãos. Entre as causas que apontavam para essa situação, havia a desmotivação por parte dos servidores e a ausência de uma cultura de serviço público.
“Em dezembro de 2017, por meio da lei nº 3.356, foi instituída a política estadual de humanização da gestão pública, que estabelece atividades para o fortalecimento da gestão humanizada em conjunto com ações articuladas e em parceria com instituições governamentais e não governamentais organizadas em subprojetos”, disse a gestora da SGA Sawana Carvalho.
Segundo a diretora de Humanização, Elineide Meireles, o principal desafio do trabalho é promover a cidadania, a integração, a sensibilização e a motivação dos gestores, servidores e usuários, com foco em um serviço público de qualidade.
“Em Rio Branco, desde sua criação, a diretoria vem realizando um trabalho de sensibilização junto aos servidores, por meio da arte e do estímulo a práticas que melhorem a qualidade de vida, principalmente da articulação, capacitação e discussão de ideias visando a consolidação da Política Estadual de Humanização da Gestão Pública”, declarou Elineide.
Ela acrescenta ainda que a Diretoria de Humanização é dividida em quatro eixos: Departamento de Qualidade de Vida, Sensibilização e Arte na Gestão, Articulação de Ações em Humanização e Divisão de Gabinete.
Trabalhando com vários parcerios
A Rede de Humanização é composta por representantes da várias instituições ou órgãos da administração pública e foi criada como uma estratégia para envolver todas as áreas do governo na formulação e sistematização da política estadual de humanização.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Articulação de Ações de Humanização, Aldenice Pereira, um dos principais objetivos da Rede de Humanização é estimular as secretarias e órgãos a planejar ações que melhorem as relações entre os diversos segmentos da sociedade.
“O propósito é promover a socialização e a integração, instigando a realização de atividades que reflitam positivamente no atendimento ao cidadão”, enfatizou Aldenice.
Servidor é o foco
Elineide Meireles explana que a Rede de Humanização tem sido estrategicamente utilizada para a construção do Plano Estadual de Humanização de forma participativa e transversal, com a cooperação de representantes da maioria dos órgãos do governo. “Já realizamos dois workshops em humanização da gestão pública, o que resultou na elaboração de um diário de bordo contendo uma grande teia de ideias que se pretende utilizar para elaborar esse Plano Estadual.
Foi realizada, ainda, a primeira Pesquisa de Clima Organizacional no Estado, uma ferramenta de coleta de dados relacionados aos valores, atitudes e padrões de comportamento (formais e informais) existentes em uma organização e que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a própria organização.
O resultado dessa pesquisa foi o principal referencial para a construção do planejamento das atividades a serem desenvolvidas em 2013 pela Diretoria de Humanização, como também está servindo como norte para os órgãos que dela participaram.
Descobrindo talentos
Um dos marcos da Diretoria de Humanização foi à implantação do Projeto Artehumanizar, que consiste em um conjunto de projetos e ações que utiliza a arte como ferramenta de sensibilização para aproximar as pessoas, possibilitar transformações de vínculos já instituídos, reforçar o sentimento de pertencimento e revalorizar o trabalho, melhorando os ambientes.
Entre as diretrizes do Artehumanizar, encontram-se os projetos Banco de Talentos, Artecura, Rádio Humanizar, Cine Servidor e Oficina de Sensibilização, pois todos eles potencializam posturas inovadoras e criativas no processo de fortalecimento da humanização na gestão pública.
Apdidão física ajuda no trabalho do dia a dia
Outro projeto desenvolvido pela Humanização chama-se Servidor em Movimento, que promove a melhoria da qualidade de vida e saúde do trabalhador. Esse projeto incentiva os cuidados com a saúde física e emocional por meio de campanhas, palestras e prática de atividades físicas.
Entre as ações desenvolvidas pelo Servidor em Movimento, destaque para a Ginástica Laboral, Postura Saudável/Massagem Relaxante e Alongamento Funcional. Além dos projetos e ações já mencionados, a Diretoria de Humanização, desde 2011, tem articulado junto a vários outros órgãos as comemorações relacionadas à Semana do Servidor, todos os anos em outubro.
Neste mês, o servidor público terá uma semana repleta de atividades, como Sarau do Servidor, Campeonato Inter-Secretarias, Corrida do Servidor, Baile do Servidor, City Tour, Passeio ao Seringal Cachoeira, Oficinas e palestras.
Números
A diretoria de Humanização desenvolve seus trabalhos em 27 órgãos, 16 unidades e 14 setores.
Em 2017, foram feitos mais de 48 mil atendimentos que vão desde a ginástica laboral, acolhimentos psicológicos, nutricional, exames testes rápidos, vacinações, palestras e oficinas.