O governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), promoveu uma capacitação para 23 profissionais do serviço social na última sexta-feira, 27, no auditório da instituição, com a finalidade de otimizar o fluxo de informações nos setores.
“A iniciativa do treinamento foi do departamento de reintegração social, por meio da divisão de assistência social, e quis possibilitar maior praticidade das atividades funcionais, em pesquisas e demais estatísticas”, disse a gerente da divisão de assistência social e atenção à família, Cláudia Costa.
Os tópicos da capacitação enfatizados estão concentrados na informatização de dados, e foram expostos pelo instrutor Wianei Pinheiro, que é servidor da Divisão da Tecnologia da Informação e Comunicação do Iapen.
Sabendo que os profissionais precisam estar atualizados sobre os registros de toda a vida de uma pessoa que está privada de liberdade, desde a entrada até a saída, o curso enfatizou a inserção de dados no Sistema de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Siapen-Ac)
“É um treinamento importante pois vai agilizar e qualificar o trabalho dessas assistentes sociais dentro das unidades prisionais, fazendo com que elas possam proporcionar um atendimento mais rápido. Além disso, a ferramenta favorece a economia de papeis, já que o serviço será informatizado”, disse o diretor executivo operacional do Iapen, Marcelo Lopes.
No curso de capacitação, os profissionais foram homenageados em alusão ao Dia do Assistente Social, em 15 de maio.