O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC), em parceria com o Hospital de Amor, efetuou nesta terça-feira, 8, uma ação especial para as detentas da Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco. Um mutirão de exames foi organizado e realizado por meio da Unidade Móvel do Hospital – uma carreta que possibilita a realização de atendimentos e exames de mamografia e Preventivo de Câncer de Colo Uterino (PCCU).
Cerca de 34 mulheres que ainda não haviam realizado os procedimentos que ocorrem anualmente na unidade foram atendidas, 21 delas com exames de PCCU e 13 com mamografias.
A ação é realizada em cumprimento ao Plano Estadual de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do sistema.
Segundo a chefe da Divisão de Saúde Prisional do Iapen, Ingrid Suárez, outras ações ainda serão realizadas na unidade em parceria com instituições. Ela também destacou a importância da atividade para o sistema, pois evita a saída das detentas para atendimentos externos, como em clínicas e hospitais.
“Elas têm a oportunidade de serem atendidas dentro da unidade prisional por meio da unidade móvel do Hospital de Amor que é a carreta”, destaca.
Ela também ressaltou a necessidade de garantir os direitos daquelas que perderam sua liberdade, como acesso à saúde, educação, trabalho, dentre outros.
“A saúde da mulher é de extrema importância, tanto para nós que estamos livres, como para aquelas que estão reclusas, e faz parte das políticas nacionais, desse eixo saúde, cuidar e garantir a saúde dessas mulheres”, afirmou Ingrid.
Para a enfermeira responsável pela unidade móvel do Hospital de Amor, Jaqueline Andrade, prestar este tipo de ajuda humanizada de maneira igualitária é de suma importância.
“É importante poder prestar a mesma assistência, o mesmo cuidado que temos com as nossas pacientes no centro de prevenção, aqui na nossa unidade móvel também”, disse.