Em sessão solene desta terça-feira, 13, a Câmara Municipal de Rio Branco homenageou toda a equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) pelos trabalhos realizados em prol da sanidade animal no estado.
A moção de louvor foi apresentada pelo vereador Mamed Dankar e aceita por unanimidade pelos demais membros da casa. O Acre está há 12 anos livre da febre aftosa com vacinação e há um ano da peste suína clássica.
“A defesa e a sanidade animal são pontos fundamentais para que a economia acreana tenha os êxitos que está tendo. Essa sanidade nos permite ter um produto reconhecido nacionalmente e internacionalmente”, disse o vereador de Rio Branco, Mamed Dankar.
O Acre produz a melhor carne bovina do mercado brasileiro, conhecido como “boi verde”, pois o gado é criado a pasto e com suplementação exclusiva de alimentos de origem vegetal. Com rebanho aproximadamente de três milhões de cabeças, a pecuária é responsável por 59% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, e gera emprego e renda para muitos acreanos.
“Este reconhecimento é dedicado a todos os servidores de nosso Instituto, que fazem a defesa agropecuária do Acre ser uma das melhores do nosso país”, destaca o diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz.
Febre Aftosa
A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que ataca bovinos, bubalinos, caprinos e ovinos. Sua transmissão pode ocorrer por meio da ingestão de água, alimentos no cocho e pastos que estejam contaminados pela saliva de animais doentes.
Peste Suína Clássica
Também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal dos suínos, e foi reconhecida pela primeira vez no século XIX e sua etiologia viral foi estabelecida no início do século XX. A doença pode ser aguda e crônica.