Para garantir a sanidade dos alimentos que são produzidos nas hortas comerciais e que chegam até a mesa do consumidor na região do Vale do Juruá, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) realiza em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima fiscalização nos locais onde são cultivadas as hortaliças, verduras e legumes que abastecem o mercado local.
O objetivo é levar aos produtores rurais as informações quanto ao uso correto de agrotóxicos. Usado no combate às doenças e pragas que atacam os plantios, esses produtos podem ser nocivos à saúde do homem se não forem corretamente utilizados.
Nas visitas técnicas, os servidores do Idaf orientam os produtores quanto ao tempo de carência de cada produto, equipamentos de proteção individual que devem ser usados durante a aplicação, horários mais indicados para aplicação e finalidade de cada tipo de agrotóxico.
Segundo Joelma de Assis, do Departamento de Defesa Vegetal do Idaf, o órgão recebeu denúncias de que alguns produtores estavam usando produtos de forma incorreta.
“Esse é o nosso trabalho. Muitas vezes um produtor usa um agrotóxico errado por falta de informação. Por isso, nossa visita para esclarecer as dúvidas e garantir que a população consuma produtos de qualidade.”
O gerente regional do Idaf no Juruá, Marcos Pereira, agradeceu o empenho da equipe da Defesa Vegetal que saiu de Rio Branco para realizar as fiscalizações nos três municípios da região.
“Essa integração é que fortalece o trabalho do Idaf. Nossa equipe saiu da capital e veio aqui realizar junto com os profissionais do Juruá este importante trabalho.