Alunos do curso de engenharia agronômica da Universidade Federal do Acre (Ufac) tiveram a oportunidade na quarta-feira, 9, de conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) em todo o estado.
O 1º Seminário de Fiscalização e Uso Correto de Defensivos Agrícolas faz parte da estratégia do instituto para promover uma maior conscientização sobre o uso dos chamados agrotóxicos, bastante usados para aumentar a produtividade agrícola.
Técnicos do Idaf apresentaram um pouco da história do órgão e apresentaram a lei do agrotóxico, que regulamenta desde a prescrição do produto por um profissional qualificado, até o processo de recolhimento das embalagens que se não forem manuseadas corretamente podem ser extremamente ofensivas à saúde do homem.
Oportunidade para estudantes como Douglas Maciel, que já cursa o 7º período do curso e dentro de pouco tempo estará no mercado de trabalho. “Essa palestra tem uma importância muito grande pra gente, já que não temos agrotóxico na nossa grade curricular. E esse tema é muito importante, já que estamos falando da saúde dos produtos que chegam à mesa do consumidor”.
O coordenador do curso de agronomia, Vanderley Borges, fala sobre a parceria. “É importante porque nos traz algo que muitas vezes a universidade não tem, que é a experiência dos profissionais que estão em campo.”
A abertura do seminário foi realizada pelo diretor-presidente do Idaf, Mamed Dankar, que destacou a importância da aproximação com a universidade. “São pessoas que daqui alguns dias estarão nos ajudando na produção rural. É fundamental que eles tenham consciência do trabalho que faz o Idaf e da legislação que norteia o uso de agrotóxicos.”