Diferentes atividades foram organizadas pelo Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semapi), dentro da programação do Mês do Meio Ambiente. Encerrando a participação da autarquia do governo do Estado na campanha, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) Campos Pereira realizou na tarde de quarta-feira, 5, na unidade, em Rio Branco, uma oficina de reciclagem e reaproveitamento de materiais sólidos.
Na ocasião, a técnica em gestão de resíduos sólidos, Francineide Moura, palestrou aos alunos e colaboradores do Cept e demonstrou como os produtos recicláveis podem ser reutilizados: “Os alunos conseguiram recolher muitos materiais recicláveis, e na oficina de hoje mostramos para eles que algo que iria pro lixo pode ser reaproveitado em suas casas, nas escolas e no trabalho”.
A aluna do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Vanessa Lacerda, comenta sobre a importância dessas atividades: “Esses tipos de oficinas são importantes pois aprendemos a reutilizar materiais que seriam descartados, ajudam a conscientizar as pessoas e a preservar o meio ambiente”.
O instituto contribuiu de forma expressiva na ação que aconteceu durante todo o mês de junho e início de julho. “Para nós foi uma satisfação poder envolver os nossos colaboradores e alunos nessas atividades. Foi a maneira que achamos de levar conscientização sobre um tema tão relevante que é o meio ambiente”, disse o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley.
“Foi muito proveitoso estar aqui com eles, que participaram e ficaram bem empolgados. Estou muito feliz por ter passado esse conhecimento para eles”, acrescentou Francicleide.
Na ocasião, a escola trabalhou o tema usado na campanha mundial Junho Verde. “A oficina de reciclagem e reaproveitamento faz parte do projeto Bora Reciclar com Amor, e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente, com a arrecadação de materiais recicláveis”, concluiu a coordenadora-geral do Cept Campos Pereira, Susie Lamas.
Todo material coletado na ação será vendido e o valor arrecadado vai ajudar mulheres vítimas de violência doméstica na capital.