Uma equipe do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) do Acre participa, esta semana, em Brasília, de uma capacitação no âmbito do Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais (Re-Saber), do governo federal.
A capacitação é fomentada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e vai habilitar 500 servidores da educação profissional e tecnológica (EPT) de todo país.
“O curso é voltado à valorização do trabalhador que já está no mercado de trabalho, que tem experiência e vivência na profissão, mas não tem a certificação para legitimar esse saber”, explicou o chefe do Departamento Pedagógico e Curricular do Ieptec, Francisco Weyder Oliveira.
A formação, que tem três módulos, está no segundo e terá duração de 5 meses. “O Ieptec está aqui para aprender sobre os meios de implementação e formação do corpo técnico da instituição, visando à certificação dos saberes dos trabalhadores do nosso estado”, acrescentou Oliveira.
“Tem sido de grande valia essa capacitação, tendo em vista que o Ieptec preza pelo crescimento profissional de sua equipe, e isso se reflete no atendimento à população”, disse o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley.
Com a habilitação da equipe do Ieptec no curso, o governo do Estado avança na área da EPT. O instituto terá aptidão em diversas esferas: articulação de equipes, orientação de atividades, cadastramento de instituições e implementação de programas de certificação de saberes e competências profissionais, além de poder atuar como multiplicadora, no âmbito do sistema Re-Saber, no Acre.