Em comemoração aos 34 anos do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), o órgão realizou nesta sexta-feira, 22, em frente à sede, no centro de Rio Branco, a distribuição de mudas de árvores regionais e espécies endêmicas do Acre.
De acordo com o presidente do Imac, André Assem, as mudas foram disponibilizadas pelo viveiro da Floresta com a parceria e o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
“O intuito inicial foi na ação do dia 25 de setembro em comemoração ao dia da árvore e todo o calendário ambiental de setembro que é o mês com mais datas verdes. Por termos um sucesso no evento anterior que teve o mesmo apoio da Sema, Funtac e viveiro da floresta, resolvemos repetir a ação que teve uma excelente aceitação do público”, ressaltou Assem.
Pessoas de todas as idades foram receber as mudas e ajudar no reflorestamento urbano, como é o caso da servidora pública, Karina Santos.
“Peguei muda de ipê e de abacaxi, vou plantar com o meu filho no quintal de casa onde já temos outras plantas. Ele diz que temos uma floresta em casa”, comentou a servidora.
O presidente destacou que as espécies mais requisitadas foram os ipês rosas, amarelos e brancos, os açaís e as mudas de acerolas, que se esgotaram rapidamente.
Durante a ação foram doadas 400 mudas de diferentes espécies regionais, entre elas, açaí solteiro, andiroba, ipê branco, amarelo e rosa, abacaba, cupuaçu entre outras.