Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Inaugurada em Rio Branco primeira fábrica de calçados do Acre – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Inaugurada em Rio Branco primeira fábrica de calçados do Acre

Tião Viana foi um dos maiores incentivadores da fábrica que pode chegar a 100 postos de trabalho e 1.500 pares de calçado por dia (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana foi um dos maiores incentivadores da fábrica que pode chegar a 100 postos de trabalho e 1.500 pares de calçado por dia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Uma grande festa na manhã desta quinta-feira, 1, marcou a inauguração da primeira fábrica de calçados do Acre, a BootNorte. Localizada no Polo Industrial, em Rio Branco, o empreendimento, que contou com todo o apoio do governo do Estado, já gera 14 postos de trabalhos, produzindo 200 pares de calçados por dia. Quando chegar ao ápice, a fábrica poderá ter 100 funcionários e produzir 1.500 pares por dia.

O governador Tião Viana foi um dos grandes incentivadores do empreendimento de R$ 3,6 milhões e comemorou o resultado do projeto, que levou cinco anos para ser concretizado pelos empresários Esmerino do Vale, o Pataco, e seu sócio da BootMinas, Sebastião Carlos, dono de uma fábrica em Guaxupé (MG).

“Essa foi uma caminhada longa de entendimentos e incentivos para que este resultado fosse alcançado. Podemos chegar aos países vizinhos e aproveitar o couro que sai in natura do Acre, sendo agora beneficiado e aproveitado por uma indústria de ponta. É o Acre entrando num caminho de autossuficiência no setor de calçados a partir de uma vontade de industrialização que se verifica neste momento entre empresários e governo”, disse Tião Viana.

O empresário Pataco conta ainda como a ideia da fábrica de calçados surgiu: “Em uma viagem a Brasília, coincidentemente eu sentei do lado do governador Tião Viana, que me perguntou se eu era da região de Guaxupé. Confirmei, e ele perguntou se eu não conseguia trazer uma fábrica de calçados para cá. Respondi: ‘Vamos tentar’. Fiz uma visita ao meu amigo Sebastião, que tem uma fábrica firme e estável lá [Guaxupé], e ele topou”.

Produto de qualidade

A princípio, a BootNorte produzirá dois modelos de calçados tipo EPI em couro e já está comercializado com Rondônia (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A princípio, a BootNorte produzirá dois modelos de calçados tipo EPI em couro e já está comercializado com Rondônia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A princípio, a BootNorte produzirá dois modelos de calçados tipo EPI (Equipamento de Proteção Individual) em couro. A fábrica possui mercado garantido, visto que poucas existem na região e os EPI são obrigatórios pelos regimentos trabalhistas.

Com contratos já fechados, a primeira remessa de calçados já foi enviada para Porto Velho (RO).

O secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, Sibá Machado, ressalta: “Aqui nasce uma fábrica moderna no espaço que foi destinado para instalações como essas, que é nosso Polo Industrial. Isso quer dizer que o Acre põe mais um pé no crescimento e desenvolvimento de sua economia”.

Entre as sete mulheres à frente da linha de produção, Adriana Pires é uma das que comemora o emprego. Antes desempregada e com um filho de um ano, ela disse que estava desesperada. “Vem sendo uma experiência ótima para nós, porque a maioria estava desempregada, e estamos aqui construindo e evoluindo. As coisas vão melhorando aos poucos”.

untitled-infogr_9575267_132501be52d15ac9c74e060dbc5264d079a68ca8


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464