Realizada desde 2002, por meio da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” encerra as inscrições de sua 4ª edição amanhã, 30 de abril.
Além do MEC e da Fundação Itaú, os parceiros da olimpíada incluem o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
A competição tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos, que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e à distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Para participar, os estudantes são separados de acordo com as categorias e séries em que se encontram.
Este ano, o programa lança os Cadernos Virtuais, adaptação da Coleção da Olimpíada ao suporte digital, com linguagem hipertextual e diversos recursos multimídia (áudios, textos para projeção, vídeos e jogos), que auxiliam os competidores em suas produções textuais.
Para realizar inscrições e obter mais informações, os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.escrevendoofuturo.org.br.