A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar (PMAC), o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e as secretarias estadual e municipal de Saúde, por meio do projeto Vida no Trânsito, realizaram nesta terça-feira, 27, na sede do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), no 2º Distrito de Rio Branco, uma ação em alusão ao Dia do Motociclista.
Com o retorno gradual das atividades neste período de pandemia, é crescente o número de acidentes envolvendo motociclistas no estado. Para conscientizar esses condutores, que são mais vulneráveis no trânsito, as instituições se uniram para realizar uma ação que teve caráter instrutivo e de fiscalização.
Durante a blitz educativa, os motociclistas abordados foram convidados a participar de uma pequena palestra de conscientização no auditório do BPTran, onde receberam brindes do projeto Vida no Trânsito.
O motorista de aplicativo Francisco Petronio disse que parou de trabalhar à noite por causa dos perigos e da imprudência no trânsito de Rio Branco. “Há três semanas sofri um acidente, por isso parei de trabalhar nesse horário, porque a imprudência e desrespeito com a sinalização são grandes”, ressaltou.
Segundo a representante do projeto Vida no Trânsito, Marceli Moraes, os acidentes geram um impacto negativo para a saúde pública. “Todo acidente gera muitas consequências negativas para o cidadão e para o Estado, como despesas e fila de espera para cirurgias, entre outras. A nossa missão é preveni-los”, ressaltou Marceli.
Para a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran/AC, Cléia Machado, o trabalho em conjunto potencializa a ação. “Nosso maior objetivo é chamar a atenção dos motociclistas para os altos índices de acidentes de trânsito envolvendo esse público. Por isso, justamente no Dia do Motociclista, várias instituições se uniram para realizar esta ação”, ressaltou.