O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem/AC) intensifica as ações fiscalizatórias no Estado. Nesta sexta-feira, 2, os agentes técnicos da autarquia concluíram mais uma etapa de inspeções do projeto Rota da Qualidade, nos estabelecimentos comerciais da cidade de Sena Madureira.
Com o objetivo de promover uma relação de consumo transparente, fiel e satisfatório para os consumidores, os fiscais do Ipem/AC estiveram nos últimos dois dias averiguando os supermercados, mercearias e postos de gasolinas.
“Uma das principais medições que efetuamos nos comércios de alimentos, são as testagens das balanças, para comprovar se o consumidor recebendo a quantidade certa do produto e pagando pelo preço correspondente ao valor descrito pela máquina de pesagem”, explica o diretor-presidente do Ipem/AC, Tom Sérgio de Menezes.
Conforme a equipe fiscal, nenhuma irregularidade foi detectada nas balanças utilizadas nos comércios do município. Já estruturas de alguns postos de gasolina e revendedores de combustíveis em balsas flutuantes, apresentaram pequenas alterações.
“O nosso trabalho é minucioso e feito com muita habilidade técnica, conforme exige o Inmetro. E nessas perícias, encontramos em alguns postos da cidade bombas medidoras com as mangueiras rachadas ou o bico com defeito, simbologia nos painéis apagadas e dígitos queimados”, relata o agente do Ipem/AC, Alysson Gomes.
Os fornecedores de combustíveis que tiveram alguma bomba medidora reprovada, foram notificados pelo Ipem/AC para realizarem as devidas correções nos maquinários.
Rota da Qualidade
É um programa que une as ações fiscalizatórias e educativas aos comerciantes, desenvolvidas pelo Ipem em parceria com o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) que vai resultar na entrega de um selo de qualidade as empresas que estiverem atuando dentro da legislação.
“Estamos integrando os órgãos governamentais nos trabalhos ligados aos consumidores, por meio de parcerias que visem a educação, prevenção e transparência nas relações consumeristas”, destaca a diretora-presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque.