O curso de corte e costura ofertado pelo Instituto Dom Moacyr (IDM) no Bujari foi finalizado nesta terça-feira, 3. A formação se dá aos beneficiários dos programas de transferência de renda do governo federal, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Das 20 mulheres inscritas, 19 concluíram a formação. As peças produzidas durante o curso serão doadas à Assistência Social do Bujari, que irá beneficiar famílias da localidade.
Maria Carmem Vieira disse que já tinha uma noção de costura, mas aprendeu muito com o curso. “Montei um atelier com a minha irmã, conserto, faço roupas. Tá surgindo trabalho pra gente; é um ganho a mais para ajudar no orçamento da casa,” relatou.
Os cursos ocorrem em parceria com as prefeituras, os Centros de Referência e Assistência Social, (Cras) e Secretaria de Estado de Educação (SEE).
“Estamos vivendo um novo tempo, em que muitos estão tendo a chance de melhorar sua renda familiar, com a possibilidade de se tornarem pequenos empreendedores,” enfatizou Rita Paro, diretora-presidente do IDM.