A capacitação continuada do Instituto Socioeducativo (ISE) completou um ano nesta sexta-feira, 8, com mais uma etapa realizada no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps). Nesse período foram realizadas edições do curso nas regionais do Juruá, Envira, Purus e Baixo Acre.
Promover a formação dos servidores do ISE é uma estratégia do governo do Estado, além de aproximar as unidades de internação, com interação entre diretores. A iniciativa possibilita o compartilhamento das vivências de cada gestor e o planejamento de ações, o que melhora as condições de trabalho dos servidores e a abordagem aos jovens em atendimento socioeducativo.
Durante o treinamento, os diretores tiveram disciplinas de gerenciamento de crise, ministradas pelo major PM Giovane de Freitas e sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
“Todos os temas e trabalhos apresentados pelos diretores apresentaram um caráter individual, os debates sempre se pautaram pela preocupação com o coletivo. Foi muito gratificante observar a atitude de coletividade dos participantes”, observou Rafael Almeida, presidente do ISE.
Almeida lembrou da boa iniciativa dos dirigentes do Centro Socioeducativo do Juruá (CSE), intitulada Primeiro Passo, que fomenta o lazer e a cultura, por meio de livros temáticos, no perímetro urbano e na zona rural de Cruzeiro do Sul.
“Trata-se de um projeto de prevenção, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, que consiste na distribuição de livros para familiares de internos, visando estimular a leitura como forma de prevenção”, relatou o diretor do CSE, Vanilson da Silva.