Representantes da Segurança Pública do Acre visitaram, nesta terça-feira, 10, a sede do Instituto Socioeducativo (ISE) para conversar com agentes e gestores. Foram apresentadas as diretrizes da nova gestão e o desejo de inserir o ISE para o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), que é composto por polícias Civil, Militar, Bombeiros, Detran e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
Os socioeducadores realizam a segurança dentro das Unidades de Internação Provisória, onde adolescentes infratores cumprem medidas socioeducativas. Eles não possuem porte de armas, devido à legislação federal, que entende não ser necessária à classe. Entretanto, solicitaram ao secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, que os deslocamentos sejam acompanhados por uma escolta da Polícia Militar.
A Sesp se comprometeu em buscar uma solução legal para dar mais sensação de segurança aos agentes socioeducativos. “São discussões que precisam avançar. Essa é uma gestão de diálogo, próxima dos operadores de Segurança Pública. Estamos visitando cada um desses órgãos do sistema”, afirmou Farias.