Em alusão ao Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) realizou um café da manhã em homenagem aos instrutores da Escola de Administração Penitenciária.
O evento contou com a presença dos representantes de todas as corporações da segurança do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps) e na ocasião os instrutores receberam um Certificado de Agradecimento pela colaboração nos cursos de formação dos alunos da carreira policial.
Para o presidente do Iapen, Lucas Gomes, este momento é de gratidão aos colaboradores da Escola Penitenciária e de reconhecer o trabalho desenvolvido ao longo desses meses. “Uma homenagem mais que merecida a esses instrutores e colaboradores que têm feito da Escola Penitenciária uma referência a nível de Brasil em relação ao ensino, formação continuada e capacitação aos nossos servidores para que eles possam oferecer um serviço de boa qualidade à população”, completou.
Para o chefe de departamento do Cieps, coronel Dalzeny Silva, são esses professores e instrutores das forças de segurança que irão colocar o profissional em curso, lá na ponta para executar as atividades operacionais e de investigação, por isso merecem esse reconhecimento.
“São 520 alunos em curso e são esses professores que estão conduzindo e mostrando um horizonte de situações em que eles terão que estar preparados e aptos a prestarem um serviço de melhor qualidade ao estado, principalmente diante de uma realidade em que o crime está mais organizado do que nunca. É uma responsabilidade muito grande aos nossos professores que merecem nosso reconhecimento” destacou.
O momento foi oportuno também para falar sobre o calendário de cursos da Escola de Administração Penitenciária, que abriu a primeira turma do curso de Rotinas e Técnicas Penitenciárias no município de Tarauacá, onde 15 agentes foram capacitados.
“Isso é uma conquista para nós do Iapen que iremos abrir a segunda turma do mesmo curso aqui em Rio Branco para 20 agentes do FOC, além de lançarmos o edital de uma pós-graduação em Gestão do Sistema Prisional e Direitos Humanos, em dezembro”, explicou a diretora da Escola de Administração Penitenciária, Helena Guedes.