Doze internos do Instituto Socioeducativo (ISE) participaram nesta quinta-feira, 26, de uma série de disciplinas externas e aulas práticas de guia de turismo, na Cidade Cenográfica do Quixadá. Trata-se de um conjunto de medidas do Estado para a reinserção de jovens em conflito com a lei, no seio da sociedade.
O objetivo da atividade, segundo a assistente social do ISE, Raquel Moraes, é abrir um leque de conhecimentos que vai ajudar os internos no aprendizado, na convivência em sociedade e com o meio ambiente. Entre outras disciplinas, os socioeducandos receberam aulas práticas de guia de turismo, ministradas por técnicos da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul).
De acordo com Raquel, o treinamento de guia turístico busca incutir na mente do interno, os meios legais para ampliar a renda familiar, quando reinserido no meio social. O ISE também está disponibilizando, dentro da atividade externa, um treinamento para prática de rapel (técnica de decida em escalada).
“Em sintonia com a área pedagógica do Sistema Socioeducativo, estamos proporcionado aos internos a oportunidade de ver, na prática, um mundo que é novo para eles. Quando saírem do período de internato, estes adolescentes ganharão a chance de enxergar o mundo de outra maneira”, explicou Rafael Almeida, diretor-presidente do ISE.
Rafael lembrou, ainda, que esta ação de caráter pedagógico é resultado de uma parceria com Setul. O processo de escolha do treinamento segue as determinações do Poder Judiciário que analisa o comportamento de cada adolescente infrator em cumprimento de medidas de internação.