Graças ao investimento do governo do Acre na Saúde, em Xapuri, um homem de 87 anos que faz uso de marca-passo – um pequeno equipamento que monitora o ritmo cardíaco e estimula o coração, evitando a diminuição do batimento – teve a vida salva por um aparelho chamado cardioconversor, enviado pelo Estado ao Hospital Epaminondas Jácome (HEJ).
O paciente faz uso do marca-passo desde 2017, de acordo com a médica e diretora clínica do HEJ, que o atendeu, Deinviane Medeiros. Segundo ela, o homem passou mal após esforço físico e foi levado à unidade na terça-feira, 22.
“Ele foi acompanhado por cardiologista, porém, há uma semana, depois de esforço físico, iniciou um quadro de vertigens, cansaço e sofreu uma queda, quando foi levado ao hospital”, conta a médica.
Chegando à unidade, o paciente foi atendido e encaminhado para transporte via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, e durante o trajeto teve outra crise.
“Ele não tolerou o transporte, então foi realizado o procedimento de marca-passo subcutâneo e usamos o desfibrilador cardioversor, que foi essencial para salvar a vida do paciente”, relata.
O paciente foi avaliado pelo serviço cardiovascular no Hospital Santa Juliana para a colocação de um novo aparelho e seu quadro clínico é considerado estável.