Acadêmicos do curso de Serviço Social da Uninorte, em parceria com a Secretaria de Educação e Esporte (SEE) e o Instituto Socioeducativo (ISE), desenvolvem o Projeto: “EducAção”. Por meio de atividades físicas e esportivas, a ação visa transmitir ao socioeducando ensinamentos de tolerância, disciplina, confiança e equidade ético-racial.
O evento visa envolver os adolescentes que estão privados de liberdade na prática esportiva com o intuito de que esses jovens possam resgatar o convívio em harmonia.
“Esse trabalho faz com que o socioeducando entre por meio da atividade física como forma de inserção social, haja vista que eles terão uma disposição maior para as atividades que o ISE oferece e um bom desempenho nas salas de aulas”, explicou o diretor-presidente Rafael Almeida.
Segundo a secretária adjunta de Esporte, Shirley Santos, a SEE fornece o material para a realização da prática de atividades físicas, “pois acredita que o esporte é capaz de auxiliar na mudança de paradigma desses jovens”, disse.
De acordo com a estudante de Serviço Social Franciele Damaceno, o trabalho acadêmico possibilita a atuação em equipe, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e às práticas esportivas como instrumento educacional com qualidade, contribuindo com os direitos e construção da cidadania dos adolescentes em conflito com a lei.
Mudança de vida
O socioeducando M.E.S agradece pelo incentivo e atenção que lhe é prestado dentro da unidade. “Estou aqui há mais de um ano, pagando pelo erro que cometi ao entrar aqui, pra mim, meu mundo tinha acabado, mas as pessoas que trabalham aqui nos põem para cima e acreditam que iremos realmente mudar de vida, pois é isso que eu quero e quando sair daqui. Irei agradecer a todos por me incentivarem a ser um cidadão de bem”, disse.