O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), em parceria com o Senai, iniciou na última segunda-feira, 20, o curso de operador de computador na unidade de atendimento socioeducativo Mocinha Magalhães e no Centro Socioeducativo (CS) Feijó.
De acordo com o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida, o objetivo da iniciativa é motivar os socioeducandos. “Os cursos oferecidos aqui são uma janela para o mercado de trabalho lá fora. Cada jovem que participa desses cursos aumenta significativamente suas chances de ressocialização”, ressalta.
Ao todo, 35 alunos, entre jovens em conflito com a lei e familiares, estão sendo beneficiados com o programa. O curso, com carga horária de 160 horas, e totalmente grátis, incluindo todo o material didático.
Para o coordenador da Divisão de Educação e Ações Sociopedagógicas (Deasp) do ISE, Tião Ferreira, a qualificação oferecida pelo Estado viabiliza outra perspectiva de vida para os reeducandos. “Nas palavras de Paulo Freire, é por meio da educação que proporcionaremos melhores oportunidades”, disse.