Com o objetivo de fortalecer a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no sistema socioeducativo do Acre, o Instituto Socioeducativo (ISE) promove nesta semana, em Feijó, o quinto módulo da capacitação de operadores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Ofertando uma carga horária de 160 horas/aula, a capacitação apresenta temas estratégicos para serem debatidos, como o sistema de segurança e atendimentos individuais e coletivos aos socioeducandos, além da participação da família na socioeducação.
Segundo a diretora do Centro Socioeducativo (CS) Feijó, Dorotéia Rodrigues, a formação continuada do Sinase amplia as habilidades técnicas dos funcionários, além de estimular ações criativas de socioeducação.
“No cotidiano dentro da unidade, observa-se que a cada módulo apresentado pelo curso reflete em melhorias nos serviços oferecidos aos socioeducandos e potencializa o diálogo com os seus familiares”, observa.
O presidente do ISE, Leonardo Carvalho, informa que a qualificação oferecida pelo Estado se dá em Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira e Rio Branco, locais onde existem unidades socioeducativas. “O governo do Acre demonstra, com essa formação continuada, que é importante investir na capacitação dos seus servidores, pois o conhecimento prático potencializado faz o serviço prestado ganhar em qualidade”, afirma.
Leonardo Carvalho destaca que a capacitação é uma parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), oriunda de convênio com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).