Segunda-feira, 22 de março de 2016, é uma data importante para o jovem Maycon Rocha, auxiliar de depósito: é o primeiro dia de aula no curso de espanhol no Centro de Estudo de Línguas (CEL). “Estou ansioso, essa é a primeira língua estrangeira que vou aprender. Quero ser poliglota um dia”, conta.
Rocha diz que a formação o ajudará tanto na vida pessoal quanto profissional: “Vou poder melhorar a comunicação com outras pessoas, porque trabalho com o público e saber falar outra língua é fundamental”, explica.
Maycon relata ainda que pretende fazer intercâmbios em outros países, a fim de partilhar experiências de diferentes povos e culturas: “Quero rodar o mundo e isso só será possível se eu falar outros idiomas”, avalia.
Indagado sobre as perspectivas para a nova fase, Maycon é enfático: “É uma oportunidade que não pretendo desperdiçar, venho de uma camada social baixa e sei que somente o esforço pode transformar minha realidade”.
Assim como ele, todos os alunos dos cursos de inglês, espanhol, francês e italiano voltam às aulas esta semana. São cerca de 3.500 alunos do CEL e dos Núcleos de Estudo de Línguas (NELs) de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.