O último módulo do LabX Rio Branco, um programa de formação de lideranças da Fundação Estudar, foi realizado neste fim de semana. Este é o maior LabX da região Norte. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), é parceiro na realização do curso.
A Fundação Estudar existe para despertar e desenvolver o potencial de jovens talentos. O LabX é um programa que tem o intuito de formar lideranças transformadoras que irão fazer alguma diferença para a cidade ou estado, independente da área de atuação.
Rio Branco foi a capital da região Norte que teve o maior número de inscrições para participar do curso. Foram selecionados 30 jovens entre 18 a 32 anos. “O nível da turma é bem alto, a gente acredita muito no potencial dessa turma, não só no que eles já vêm entregando, mais no potencial do que eles estão começando a construir a partir de agora”, afirma Fabiano Salgado, facilitador da Fundação Estudar.
Para Bianca Muniz, acadêmica de direito e uma das selecionados para fazer o LabX, o programa é motivador. “No LabX nós levamos incentivo para o nosso sonho de vida e esse sonho pode ser dividido em milhares de áreas que juntas vão, com certeza, mudar o nosso país”, diz.
A parceria da Sect com a Fundação Estudar vai prosseguir e na quarta-feira, 8, o Fabiano Salgado vai estar reunido com os jovens que estão na gestão pública, para falar um pouco sobre a fundação, as oportunidades que ela oferece e qual o perfil de um jovem transformador.