O telecentro do bairro Estação Experimental, administrado pelo governo do Estado, iniciou nesta segunda-feira, 26, aulas para uma turma de 25 jovens de comunidades do Primeiro Distrito da capital. A capacitação em manutenção preventiva de computadores em nível básico é ofertada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) em parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN).
Marcelo Ferreira, chefe da Divisão de Inclusão Digital da Sect, explica que os beneficiados são maiores de 18 anos, com conhecimento básico de informática. “Muitas vezes as pessoas não têm noção de como se prevenir de danos no seu equipamento de informática, como fazer uma limpeza da máquina corretamente e, ainda, o que deve ser levado em conta na hora da aquisição desses equipamentos, considerando as evoluções da tecnologia”, afirma.
Foram esses aspectos que levaram a jovem Thaiane Vieira, 24, a buscar a qualificação. “Além do conhecimento técnico, decidi estudar sobre isso porque há algumas semanas precisei do serviço de manutenção numa máquina e fui enganada pelo prestador do serviço. Peças do meu computador foram furtadas”, conta a jovem.
Thaiane, que compõe o pequeno grupo composto por quatro mulheres da turma, que tem outros 23 homens, revela que pretende ser multiplicadora do conhecimento adquirido ao longo da qualificação. “Quero poder ensinar outras pessoas a saber cuidar melhor de seus equipamentos. Essa é uma ação muito boa porque não é todo mundo que tem condições de pagar por um curso deste nível, e aqui é tudo gratuito”, observa a estudante.
Oportunidade de renda
O curso terá carga horária de 20 horas e, por meio da parceria com a SEPN, os concluintes receberão, além de certificado, um kit de manutenção com chaves e demais insumos para realização dos serviços em computadores.
“Dessa maneira, o governo está estimulando a qualificação e também o empreendedorismo. Nossa expectativa é de que esses jovens saiam daqui e tenham uma alternativa de renda”, frisou Ferreira.
A Sect informa que outros 25 jovens, da região do Segundo Distrito, estão sendo capacitados na manutenção de computadores, com aulas ministradas durante a manhã, no Centro Campos Pereira, na Cidade do Povo. “Em breve, teremos 50 jovens, formados em duas turmas, aptos a atuar no mercado”, concluiu Ferreira.