Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Lançada Plataforma que dá acesso aos dados socioeconômicos e ambientais do Acre – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Informação

Lançada Plataforma que dá acesso aos dados socioeconômicos e ambientais do Acre

Integrando-se ao novo sistema global de monitoramento e transparência de informações, o Acre dá mais um passo rumo ao diálogo com diferentes atores sociais sobre os avanços de sua política socioeconômica e ambiental. Trata-se de uma plataforma, disponibilizada online, com dados sobre os sistemas de produção e proteção estabelecidos no seu território.

A Plataforma Produzir e Proteger (PPP) permite que o estado mostre ao mundo os seus avanços nessas áreas, além de conectar empresas e consumidores que buscam commodities produzidas de forma sustentável em jurisdições de florestas tropicais. O produto com selo de responsabilidade socioambiental agregado atrai investimentos e impulsiona as cadeias produtivas do estado.

O processo de construção da Plataforma é coletivo entre governos, organizações não governamentais e pesquisadores, agregando conhecimentos e interesses dos diferentes setores da sociedade civil. Sua base de informações é gerada a partir de dados oficiais assegurando a proposta de perpassar governos, além de gerar maior credibilidade às informações disponibilizadas.

Sua implementação é fruto da parceria técnico-científica entre a ONG Earth Innovation Institute (EII), (em português, Instituto de Inovação da Terra) e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (Sema) e da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA). Neste processo participaram também o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC) e a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

Para o diretor-presidente da CDSA, Alberto Tavares, a PPP Acre pode potencializar os diálogos atuais e futuros com investidores na economia de base sustentável do Acre. “A Plataforma Produzir e Proteger é uma ferramenta de monitoramento das metas e resultados que o Acre tem alcançado na economia, nos investimentos na área social e na conservação ambiental. Essa plataforma é fundamental porque já há algum tempo a estratégia do governo do Acre de captação de recurso e atração de investimento mostra resultados positivos. No entanto, investidores e doadores querem cada vez mais acompanhar a performance do estado, verificando os avanços dos indicadores nesses três setores”, disse.

A plataforma foi oficialmente lançada pelo governo do Acre no Amazon Bonn. O evento foi realizado como atividade paralela à Conferência do Clima (COP23), no dia 14, no Museu Contemporâneo de Bonn, Alemanha, pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil e o Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, com apoio do Ministério para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ), do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES)/Fundo Amazônia e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Ao lado do governo do Acre no lançamento, representando o EII, o seu diretor executivo, Daniel Nepstad, falou sobre a mudança do contexto das políticas ambientais nacionais que estão se voltando para uma cooperação mundial. “A agenda socioambiental do Brasil e da Amazônia, ao invés de olhar apenas para dentro do país, está começando a olhar para fora. Ao invés de ser apenas uma agenda de regulamentação de comando e controle, está virando uma agenda de crescimento verde. Isso significa que o Acre e os outros estados do Brasil precisam mostrar cada vez mais sua cara para o mundo, apresentando os produtos que têm e que foram produzidos de forma sustentável, as suas necessidades de entrada de capital, capital de impacto, e as outras necessidades que podem ter apoio de parceiros. O Acre, como sempre pioneiro nessas inovações, está avançando aqui, em Bonn, com sua Plataforma Produzir e Proteger”, declarou Daniel.

O Acre possui 87% de seu território de mata nativa conservada (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Seu funcionamento

Essa importante ferramenta permite a visualização espacial de indicadores de Proteção e Produção para uma análise dinâmica do território do estado.
A sua estrutura fixa está dividida por ícones temáticos: PERFIL DO ESTADO, MAPA INTERATIVO, METAS E INDICADORES – sob o conceito Habitar, Produzir e Conservar, OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO, MEIO DE VIDA TRADICIONAL e SERVIÇOS AMBIENTAIS.

O acesso é feito pelo endereço www.acreppp.org, onde é possível encontrar de forma precisa indicadores de desmatamento – que registrou uma redução de 66% no período de 12 anos; aumento da produção da castanha – hoje um dos maiores produtores do Brasil; aumento de 300% na produção de açaí nos últimos 4 anos, e outros.

A plataforma disponibiliza ainda informações descritivas sobre o Acre e contextualiza a importância desta ferramenta para o estado.

Transparência nos meio de produção e proteção

O Acre sinaliza positivamente a implementação de suas políticas socioeconômicas e ambientais. A significativa redução na taxa de desmatamento do estado demonstra o cumprimento dos seus compromissos voluntários assumidos até 2020, em prol da proteção da sua floresta e redução das emissões de CO2, fator relacionado ao aquecimento global.

A continuidade de estratégias que contribuam para a redução do desmatamento, e que ao mesmo tempo impulsionam a transição para um desenvolvimento rural, incorporando a promoção de cadeias de abastecimento em bases sustentáveis, é necessária para atender a nova demanda do mercado atual.

A economia do Século XXI tende a valorizar os ativos florestais para a regulação do clima e o estoque de carbono, como também a continuidade da política para aqueles que escolheram o caminho do desenvolvimento de baixas emissões e alta inclusão social.

Desta forma, a Plataforma do Acre se constitui como um instrumento estratégico de alinhamento das várias iniciativas existentes no estado com acesso global, buscando também agregar investimentos aumentando a escala dos impactos positivos nos seus sistemas de produção e proteção da floresta.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464