O Movimento Maio Amarelo terá sua abertura oficial em Cruzeiro do Sul na sexta-feira, 13, mas as atividades começaram nesta quarta-feira, 11.
A pedido do comando do 61º Batalhão de Infantaria Selva, a 1ª Circunscrição Regional de Trânsito realizou na manhã de hoje palestras abordando temas como direção defensiva e os efeitos nefastos do álcool associados ao ato de dirigir, tendo como público alvo recrutas, soldados engajados e demais militares.
Na abertura, no dia 13, a programação vai se iniciar às 9 horas, com atividades na Escola Hugo Carneiro, e às 15 horas haverá evento semelhante na Escola Craveiro Costa. À noite, na Praça do Memorial, que foi erguida na Avenida Mâncio Lima para relembrar as vítimas de acidentes de trânsito, será realizado evento denominado Louvor pela Vida e Mais Consciência no Trânsito.
A partir da próxima segunda-feira, 16, haverá várias palestras educativas e ações de rua, que se prolongarão até o fim do mês. Também já está agendado um evento no estacionamento do campus da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Para o encerramento, está programada uma oficina para a qual estão sendo mobilizadas várias escolas, que farão apresentações culturais e educativas voltadas ao tema do trânsito.
Maio Amarelo
O gerente da 1ª Ciretran, Valdeci Dantas, aponta que no Brasil 50 mil pessoas morrem por ano no trânsito, e em Cruzeiro do Sul o trânsito também é complexo.
“O Movimento Maio Amarelo surgiu em 2014, em parceria com várias entidades e movimentos populares. A ideia é fazer com que a sociedade tenha uma profunda reflexão e acender uma lâmpada por um trânsito melhor”, disse.