Entram em operação na próxima semana as obras de melhorias do abastecimento de água da regional do Calafate e Floresta. Mais de 50 bairros – cerca de 100 mil pessoas – serão beneficiados com água diariamente nas casas.
A intervenção envolve a instalação de duas bombas e a construção de um barrilhete de ferro fundido e uma adutora de 400 milímetros, com extensão de 100 metros.
O trabalho é para enviar água do sistema de reservação do bairro Floresta para o sistema do bairro Portal da Amazônia, na região do Grande Calafate.
“Teremos um sistema independente para disponibilizar um volume de água maior para toda essa região. Bairros mais distantes, como Tucumã, Wilson Ribeiro, Laélia Alcântara e Polo Geraldo Mesquita, por exemplo, passarão a receber água todos os dias, por um período de tempo bem maior”, explicou Railson Correia, diretor do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).
Com a conclusão do trabalho, serão distribuídos aproximadamente 8,5 milhões de litros de água a mais, em 24 horas.
Bairros que recebiam água a cada dois, três dias vão passar a ter água diariamente. “Esse trabalho vai permitir que a gente incorpore no abastecimento diário uma nova Cruzeiro do Sul”, comparou o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.
Magalhães destacou que o trabalho executado está sendo feito por profissionais da casa. “Todo o acompanhamento e montagem está sendo feito por nossa equipe de profissionais, que conhece muito desse trabalho. Portanto, a qualidade do serviço é excelente, e o custo, muito menor”, disse.
Segundo o Depasa, lugares com problemas antigos de abastecimento como João Eduardo, Novo Horizonte, Bela Vista, Distrito Industrial, Fundhacre, Ufac, Nova Esperança, Tangará, Jardim Europa e diversos outros passarão a receber água regularmente.
A obra tem previsão para ser concluída na próxima semana. A partir de então, passam a operar em caráter experimental, para que sejam feitos todos os ajustes necessários.