A 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, terá início no próximo sábado, 15.
No mesmo dia, inicia-se também a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação. As doses serão ofertadas nos postos de saúde dos municípios.
Podem receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP) crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Para este ano, a meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar 95% do público alvo.
No Acre, deverão receber a dose da VOP 73.457 crianças. O Estado receberá 95,5 mil doses para atender todos os municípios.
A campanha de multivacinação se estende até o dia 31 de agosto. Para a atualização da situação vacinal, serão administradas vacinas como a tríplice bacteriana, contra difteria, tétano e coqueluche, e a tríplice viral, para sarampo, caxumba e rubéola.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que, entre os anos de 2014 e 2015, nove países registraram casos de poliomielite. Somente em 2015, houve 28 registros em países endêmicos (25 no Paquistão e três no Afeganistão).
No Brasil, os últimos registros de casos de poliomielite ocorreram em 1989. Desde então, o país mantém-se com incidência zero, recebendo da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em 1994, a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.