Pacientes que se submeteram à cirurgia de catarata e aguardavam pela limpeza de lente intraocular estão sendo submetidos ao procedimento de limpeza neste sábado, 14. O mutirão ocorre no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, e irá beneficiar 165 pessoas.
Uma equipe comandada pelo médico oftalmologista Eduardo Velloso executa os procedimentos. Em janeiro deste ano, um mutirão de limpeza foi realizado no HC, atendendo 200 pacientes.
“Nós realizamos esse procedimento no ambulatório do HC, porém a demanda é grande e se faz necessário realizar o mutirão para atender todos os necessitados. Com a realização do mutirão, os pacientes que estavam aguardando pela limpeza serão beneficiados. Não ficará demanda reprimida”, informou a gerente de acolhimento, Daniella Barcellos.
Eduardo Veloso explica que o processo é muito simples. “Consiste na aplicação de um laser para eliminar a opacidade na visão que pode surgir após a cirurgia de catarata O método possibilita a limpeza da lente intraocular devolvendo, assim, a visão do paciente”, disse.
A aposentada Raimunda Moreira, 92, foi submetida à cirurgia de catarata há dois anos. Ela disse que sentia a visão embaçada. “Estava sentindo um pouco de dificuldade nos últimos tempos para enxergar. Espero que agora melhore”, disse.