A Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) inicia nesta terça-feira, 4, o processo de realização das Conferências Municipais e Intermunicipais de Políticas para as Mulheres.
Marechal Thaumaturgo é o primeiro município acreano a realizar sua conferência. Na quarta-feira, 5, é a vez de Porto Walter. Na sexta-feira, 7, Rodrigues Alves será a sede da Conferência Intermunicipal e irá receber os municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.
“As conferências são uma oportunidade para as mulheres pontuarem questões que lhes garantam autonomia e equidade, por meio do desenvolvimento de políticas afirmativas. Estou honrada por fazer parte dessa história de inclusão social, cidadania e autonomia econômica das mulheres”, destacou a gestora da SEPMulheres, Concita Maia.
O Acre já realizou três processos de Conferências de Políticas para as Mulheres, abrangendo a participação dos 22 municípios. A última, realizada em 2011, contou com a participação de três mil mulheres.
Na oportunidade, foram destacadas as diretrizes para a construção do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, principal instrumento de gestão do governo do Estado para a garantia dos direitos das mulheres.
Fortalecimento das políticas públicas
A 4ª Conferência EPM se apresenta com o objetivo de fortalecer a política estadual para as mulheres, através do consolidação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres e dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres.
As conferências municipais pretendem incentivar os municípios a levantar suas diretrizes para a construção de seus Planos Municipais de Políticas para as Mulheres, além de fortalecer o movimento de mulheres nos municípios, para a garantia de mais participação política e controle social.