A primeira-dama Marlúcia Cândida esteve reunida com um grupo de gestores do Instituto Awaken Love Action, organização social sem fins lucrativos, fundada por Sri Prem Baba, líder humanitário e mestre espiritual, na segunda-feira, 27. O instituto desenvolve projetos com foco na cultura da paz, nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e outras.
Participaram da reunião a vice-governadora Nazaré Araújo, o secretário de Educação Marcos Brandão, com a equipe de gestores da SEE, e a primeira-dama do município, Gicélia Viana.
No encontro, a gestora do Awaken Love Action, Cyntia Ferrari, apresentou o trabalho que é desenvolvido pelo instituto, que é o de reorientar relacionamento com foco na paz. “O Baba percebeu que não adianta receber um monte de capacitação técnicas, as escolas, mas no fim, muito dos problemas que encontramos está na maneira como as pessoas se relacionam”, comentou Cynthia Ferrari, que explicou que o primeiro momento é de entender como funciona a rede educacional no estado. “Depois é que o projeto será customizado a partir da realidade do lugar”, disse.
Para Marlúcia Cândida as parcerias com projetos colaborativos que trabalhem a cultura da paz de forma transversal, são importantes.
“Precisamos promover mudanças na sociedade que trabalhem a cultura da paz em vários ambientes. As drogas, gravidez na adolescência, são conflitos, que muitas vezes acabam responsabilizando a direção da escola para que ela resolva, e é algo bem mais amplo. Esperamos ter a colaboração do instituto para trabalhar essas questões”, comentou.
“É muito positivo esse tipo de trabalho e a proposta é interessante. O importante também é que o projeto reconheça os aspectos culturais e as especificidades de cada lugar”, ressaltou vice-governadora Nazaré Araújo.
Para compreender como funciona a rede educacional, o grupo visitou nesta terça, 28, escolas da rede estadual e municipal acompanhado do secretário Marco Brandão e equipe da SEE.