O governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), está ampliando parte da Maternidade Barbara Heliodora. A medida visa adequar o novo espaço, que está sendo chamado de sala PPP (pré-parto, parto e pós-parto), e atende recomendações do Ministério da Saúde.
A sala de PPP é um ambiente único para atenção da parturiente nos três períodos de um parto conduzido de forma humanizada e segura para mãe e filho.
A ideia é proporcionar uma situação para que o processo fisiológico do parto possa evoluir na mais absoluta normalidade, num ambiente familiar, longe daquele aspecto de uma sala cirúrgica. O diretor de Obras da Seop, Átila Pinheiro, esteva na tarde desta segunda-feira, 13, com parte de sua equipe vistoriando os últimos preparativos para a entrega do espaço programada para a próxima semana.
A obra foi orçada em R$ 550 mil. Foram construídos seis leitos e ampliado o número de salas para repouso dos médicos e enfermeiros.
A novidade é que um dos leitos virá com uma banheira, que será usada pelas mães que optarem por ter seus filhos de forma mais natural, tendo em vista que o bebê sai da placenta e nasce em contato com a água.
“Esta é uma obra de grande valia para a população do Acre. Ela vai trazer mais conforto, tanto para as parturientes como para os recém-nascidos. São investimentos do governo do Estado que irão resultar na melhoria da qualidade de vida de quem faz uso dos serviços públicos”, relatou Pinheiro.