Quarenta e três famílias foram presenteadas nesta quinta-feira, 21, com cestas básicas e também um frango para celebrarem o Natal nos próximos dias com muita alegria. Os itens foram entregues graças à equipe do programa Melhor em Casa e farão a diferença na ceia natalina das famílias alcançadas pela iniciativa.
O programa Melhor em Casa é desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) e exerce um papel essencial para elevar a qualidade de vida de pacientes que passam por tratamentos de saúde em domicílio, com intervenções como traqueostomia, gastrostomia, entre outras. Sabendo da dificuldade que muitas dessas famílias enfrentam, a equipe se mobilizou para conseguir doações e fazer as entregas que ocorreram a três dias do Natal.
“Eu fico muito grato porque nas condições em que estamos (…) a gente só vive do salário dele, nem eu e nem a mãe dele trabalhamos. De vez em quando fazemos um ‘bico’, mas quem tem um filho como o João… Isso aqui foi bênção, e eu agradeço. Minha geladeira está parecendo um coco, só tem água. Então muito obrigado por vocês estarem fazendo isso aqui”, disse Athaildo Lemos, pai de João Miguel.
Quem também celebrou a iniciativa foi Marihinha Moretta dos Santos, mãe de Davi Moretta, um dos pacientes atendidos pela equipe. “Para mim significa muito, porque para a gente, que tem uma criança especial, é uma ajuda imensa”, disse ela.
A gerente de Assistência do Melhor em Casa, Janaína Linard, explica que as doações são resultado de parceria com uma empresa local. “Nós decidimos fazer essa ação em equipe para garantir que o nossos pacientes que mais precisam tenham algo para comer na sua ceia de Natal. Sabemos das dificuldades enfrentadas por algumas famílias dos nossos pacientes e ficamos muito sensibilizados com as histórias de cada um. Então, nasceu a ideia. Conseguimos a parceria do grupo Banho de Cheiro, que doou os 43 sacolões, e nós, do Programa Melhor em Casa, doamos os frangos e docinhos. Com certeza estaremos todos muito mais felizes em saber que essas famílias terão algo em sua mesa nessa data tão especial”, ressaltou Janaína Linard.
Ao longo de seus 11 anos, o programa atendeu inúmeros pacientes em todas as regionais de Rio Branco e atualmente contempla pacientes dos bairros Bahia Nova, João Eduardo, Calafate, Boa União, Tropical, Universitário, Polo Benfica, Floresta Sul, Conjunto Aroeira, Wanderley Dantas, Santo Afonso, Vitória e Rui Lino.
Como ter acesso ao programa
De acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, nem todos os pacientes em tratamento domiciliar podem ser atendidos pelo programa. Para saber se um familiar ou paciente pode ter acesso ao serviço, é preciso procurar o serviço de Assistência Social das unidades básicas de saúde ou unidades de pronto atendimento (UPAs).
Para mais informações, o programa disponibiliza também o endereço de e-mail: coordenacaopmcrb@gmail.com.