Com a missão de colaborar com a fiscalização do sistema penitenciário para que haja o melhor cumprimento da execução das penas, buscando evitar desvios e a injustiça, 18 representantes de instituições governamentais e não governamentais tomaram posse na manhã desta sexta-feira, 28, no Conselho Penitenciário Estadual (CPE). A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Ligada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a nova diretoria ficará três anos à frente do conselho. Segundo o gestor da Sejudh, Nilson Mourão, o conselho desempenha um trabalho importante na fiscalização das condições em que se encontram os presos, egressos e os estabelecimentos prisionais. “Nesse sentido, mais de 10 mil processos já foram examinados pelo conselho”, frisou.
O novo presidente do CPE, Gerson Boaventura, afirma ser consciente de que a situação prisional é crítica. “Mas somos testemunhas de que as instituições estão empreendendo esforços para melhorar essa situação, e o Conselho Penitenciário do Acre vem colaborando e decidindo com agilidade os pedidos que têm chegado até ele”, salientou.
Representando o governador Tião Viana na solenidade, o secretário de Segurança Pública, Emilson Farias, salientou a importância do conselho trabalhar em harmonia com os poderes e instituições.
“Tenho a certeza de que o conselho irá fazer um excelente trabalho, com os interesses da sociedade acreana sempre à frente de suas ações. O que estamos presenciando é que este é um conselho plural e paritário e irá desempenhar um excelente trabalho”, afirmou.