“Há quatro anos meu marido e eu pegamos as crianças e viemos embora da colônia para cidade. Naquele tempo a gente vivia só do Bolsa Escola. E pensar que hoje, graças à ajuda do governo, a nossa realidade é outra”. O depoimento é da costureira feijoense Raimunda Livania Oliveira, que recebeu a visita do governador Tião Viana em sua casa, no bairro Bela Vista, na última sexta-feira, 7.
Na entrada, a placa anuncia: “Aqui tem um Pequeno Negócio”. Mas para a costureira, que saiu da função única de dona de casa, há muito mais que um pequeno negócio: há transformação de sonhos, superação, realizações e um testemunho de vida no qual a palavra chave é “oportunidade” – que originou novos caminhos para ela e toda a família.
“Recomeçar a vida na cidade não é fácil. E para mim não foi diferente. Mas tudo começou a mudar quando fiz o curso de corte e costura, oferecido pelo governo, na Associação de Mulheres daqui. Três meses depois ganhei a minha máquina pela Secretaria de Pequenos Negócios. Aí começamos a trabalhar”, conta a costureira.
Orgulhosa, ela mostra ao governador as diversas peças que produz no seu pequeno ateliê. Um trabalho que muitas vezes excede o horário noturno, mas lhe confere o reconhecimento e a renda da família. “Hoje a gente é referência não só aqui no bairro. As pessoas compram, fazem encomenda, e o negócio vai só crescendo”, comenta Livânia.
Segundo ela, o que a deixa mais realizada em toda a ação é ter conseguido concluir o ensino médio graças ao novo trabalho. “Agradeço a Deus e ao governo, por terem concedido a oportunidade que mudou minha vida”, agradece a costureira.
O governador parabenizou Livânia pelo empreendedorismo e pelos esforços com os quais abraçou a oportunidade que a fez conquistar novos caminhos. “Como a microeconomia é revolucionária na vida dos pequenos empreendedores que a abraçam com dedicação”, comenta Tião Viana.