Como parte da política de inclusão social, dois policiais militares do Acre concluíram na última terça-feira, 10, o primeiro Curso de Libras voltado para a atividade policial. Com uma carga horária de 30 horas/aula, a capacitação foi ofertada pela Universidade Federal do Acre (Ufac) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
As atividades ocorreram na Ufac do dia 5 de setembro a 10 de outubro, uma vez na semana, contando com a participação também de 4 policiais rodoviários federais. Os sargentos da PMAC, Genelicia Rodrigues e Michel Tomás, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) levarão o conhecimento adquirido para sua atuação profissional.
O curso teve parte teórica, com aulas expositivas e práticas, com debates, dinâmicas e atividades de diálogos, por meio da Linguagem Brasileira de Sinais. O intuito da capacitação é fazer com que o policial fique apto a atender ocorrências ou orientar o público surdo em assuntos referentes à Segurança Pública.
A sargento Genelicia Maciel destacou a oportunidade de realizar a capacitação. “O curso é importantíssimo pois, conseguindo fazer a comunicação em Libras, nós, policiais militares, conseguiremos conduzir as ocorrências com maior facilidade, atendendo com mais dignidade e inclusão as pessoas com necessidades auditivas”, destacou a militar.
Estiveram presentes a solenidade de conclusão do curso a tenente-coronel Cristiane Soares, comandante do BPTran; a professora de libras da UFaC Cláudia de Souza; a superintendente da PRF no Acre, Liege Vieira e os alunos concludentes.