Na manhã de hoje, 20, foi realizado o primeiro encontro pedagógico do projeto Bombeiro Mirim. Os militarem reuniram-se no Centro da Juventude do São Francisco para realizar capacitação com o efetivo, a fim de firmar as diretrizes do projeto, padronizando o plano de instruções para ser aplicado nos municípios onde serão realizados: Epitaciolândia, Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco.
O coronel José Alberto Flores, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, salienta que há uma expectativa maior nesta 4ª edição do projeto Bombeiro Mirim, na qual serão atendidas mais de duas mil famílias: “O projeto tem crescido e atendido mais crianças, porque tem tido uma resposta muito positiva, principalmente dos pais, por isso tem aumentado a procura, o que torna maior nosso desafio”. Ele ressalta também o apoio do governo do Estado, pois o efetivo foi aumentado em 252 homens. O coronel Coutinho salienta ainda: “Não houve nenhum acidente ou incidente em todos esse anos, e estamos contribuindo para uma sociedade melhor, com crianças mais responsáveis”.
Um dos novos parceiros é a Secretaria de Estado de Esporte e Educação (SEE), que vai garantir material esportivo e camisetas para os alunos. “Desde o ano passado, o Bombeiro Mirim tornou-se uma política pública, já que esse é um investimento para que as crianças saiam da ociosidade. E muitas delas são transformadas pelo aprendizado e disciplina”, destaca o secretario adjunto de esporte, Petronilo Lopes.
De 2010 até hoje, cerca de mil jovens foram beneficiados. O pré-requisito para ser um bombeiro mirim é ter boas notas. A capacitação começa em março e dura 10 meses. Em Rio Branco, estão disponíveis 800 vagas em todo o Acre, das quais 300 para os alunos da rede pública, na faixa etária de 12 a 14 anos, das seguintes escolas: Berta Vieira de Andrade, Doutor Mário de Oliveira, Iza Mello, Padre Carlos Casavecchia, Teodolina Falcão Macedo, Neutel Maia, Colégio Acreano e Instituto São José.
Para mais informações, acesse: www.bombeiromirimac.blogspot.com.br.