Para fortalecer a aprendizagem e auxiliar jovens em situação de vulnerabilidade social, tem-se discutido a criação de um colégio militar na Cidade do Povo em 2016. Por esse motivo, representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, acompanhados pelo secretário de Habitação e Interesse Social, Jamyl Asfury, visitaram a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio da Cidade do Povo Raimunda Silva Pará, com o objetivo de conhecer o modelo e a estrutura da obra.
Na ocasião, estavam presentes o comandante do Corpo de Bombeiros, Carlos Gundim, e o comandante da PM, Júlio César dos Santos. De acordo com Gundim, a equipe já fez visitas técnicas a alguns colégios militares do país. “A princípio, nosso objetivo é montar uma estrutura que vai atender alunos do 5° ao 9° ano, e em seguida dar início à turma de ensino médio. Essa é uma forma de fazermos os nossos jovens terem, inclusive, mais amor à pátria com um sistema inovador de ensino”, frisou.
Com uniformes e padrões diferenciados, os estudantes poderão ingressar por meio de concurso. O projeto do governo será executado pelas instituições militares, com a parceria da Secretaria de Educação e Esporte. Entusiasmado com a visita, Jamyl Asfury afirmou que esse será um empreendimento muito promissor para o Estado, com a mesma eficiência e estrutura de outras instituições militares do país.