O aprimoramento da promoção dos destinos acreanos é a pauta na oficina realizada nesta terça, 11, promovida pelo Ministério do Turismo (MTur) e que reúne técnicos da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), empresários, guias e representantes do Sebrae.
A oficina compõe o Plano Estratégico de Marketing Turístico do Brasil e será utilizada como diagnóstico das práticas adotadas na atração de turistas – conhecidas como receptivo. A análise também considera os aspectos que ainda não receberam investimentos, produtos e desafios do setor.
De acordo com Neuma de Barros, consultora associada ao MTur, a região norte ainda tem muitos potenciais a desenvolver. O turismo que ocorre é o interno, aquele em que há movimentação apenas da população local.
Quanto aos reflexos no estado, Ediza Melo, chefe do Departamento de Turismo e Artesanato da Setul, destaca a atividade como soma às políticas existentes.
“Esta ação do Ministério vem auxiliar políticas que o estado adota. A secretaria já busca estimular o turismo interno com os Caminhos (rotas e trilhas). A oficina que faz parte do projeto de Regionalização do MTur vai dar um grande reforço na promoção e na ampliação de destinos turísticos no estado”, disse.